domingo, 7 de setembro de 2014

Passo a Passo: Bolsa porta marmita térmica

 

Materiais:

  • tecido tricoline estampado abelhas
  • tecido tricoline floral amarelo ouro
  • manta estruturada R1
  • espuma térmica etaflon (laminado) de 2 mm
  • cordão de naylon
  • plástico cristal
  • ponteira
  • cola temporária para patchwork
  • linha de costura na cor amarelo ouro
  • máquina de costura
  • tesoura
  • régua de patchwork
  • alfinetes para patchwork
  • caneta, lápis ou giz de alfaiate
  • ferro de passar roupa

Instruções para fazer:

Com o auxilio da régua para patchwork, riscar e cortar os tecidos, a manta R1, manta térmica e plástico cristal nas seguintes medidas:

Base da bolsa

- 45,0 x 32,0 cm { manta R1, manta térmica, plástico cristal e tecido tricoline de abelhas

Acabamento e Alças

- 10,0 x 35,0 cm – cortar 2 vezes no tecido floral amarelo ouro (alças)

- 3,0 x 35,0 cm – cortar 2 vezes na manta R1

- 31,5 x 6,5 cm – cortar 4 vezes no tecido floral amarelo ouro (acabamento)

Fechamento da Bolsa

- 31,5 x 20,0 cm – cortar 2 vezes

Montagem da bolsa

Começar pela base da bolsa: utilizando a cola temporária, colar a manta estruturada atrás da espuma térmica (parte sem o laminado). Posicionar o plástico cristal sobre a parte laminada e costurar a volta toda com ponto caseado. Dobrar tudo ao meio no sentido do comprimento, deixando o lado com o plástico para dentro. Costurar dos lados com ponto reto ou zigue-zague. Abrir este “saco” e nas pontas com ajuda da régua de patchwork deixar uma distância de 5 cm e marca com caneta ou giz de alfaiate. Fazer isso nas 2 pontas. Passar uma costura reta em cima destas marcar e cortar o excesso com a tesoura. Esta é a chamada costura “ caixa de leite”.

Fazer o mesmo procedimento com o tecido tricoline de abelhas porém com o tecido do avesso. Depois que fizer a costura de “caixa de leite”, virar o tecido do lado certo e vestir este tecido na outra parte das mantas.


Acabamento e Alças

Para as alças posicionar as tiras de manta R1 no centro das tiras do tecido floral amarelo ouro (10 x 35 cm). De um dos lados fazer uma pequena barra e do outro lado dobrar sobre a tira de manta, fazendo um “sanduíche”. Costurar a máquina bem ao centro com ponto reto ou zigue-zague.

Pegar os retângulos de tecido floral amarelo-ouro (31,5 x 6,5 cm) e separar de 2 em 2 colocando lado certo com certo. Com a ajuda de caneta ou giz de alfaiate fazer uma marca das extremidades para o centro de 8 cm. No meio destas tiras posicionar as alças no centro das marcas e fixar com alfinetes. Costurar com ponto reto para fixar as alças.

Ainda do avesso costurar estas partes uma nas outras. Virar do lado “certo” e passar uma nova costura com ponto reto, bem rente a alças para que as tiras não virem mais.

Posicionar esta parte das alças na borda da base da bolsa e fixar com alfinetes. Reservar.


Fechamento da Bolsa

Com o auxilio do ferro de passar roupa faça uma pequena barra (mais ou menos 5 cm) nos tecidos tricoline de abelhas (31,5 x 20,0 cm) no sentido da largura. Costure a máquina com ponto reto. Novamente com o ferro de passar, faça uma pequena barra no sentido do comprimento do lado que foi feita a barra no sentido da largura. Depois dobre novamente mais uns 2 cm e passe com o ferro novamente para marcar. Passe uma costura reta nestas barras nos 2 retângulos. Colocar os dois retângulos um de frente para o outro (lado certo com lado certo) e costure dos lados um no outro. Novamente com o ferro de passar roupa faça a marca de uma outra pequena barra do lado oposto ao que foi feito antes. Vire todo o tecido do lado certo.

Vestir esta parte do fechamento da bolsa no restante já montado, prendendo com alfinetes nas bordas da bolsa. Costurar a volta toda a máquina com ponto reto, fazendo assim o acabamento da bolsa.

Com o auxilio de um alfinete de segurança passar os cordões de naylon dentro do passante da “boca” da bolsa. Passar as pontas dos cordões pelas ponteiras e dar um nó.

Bolsa finalizada.


4 comentários:

  1. Renata, poderia colocar fotos do passo a passo? Ajudaria. Obg, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelo seus trabalhos,eu fiz esta bolsa e amei ! Deus abençoe sempre você.Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ri estou fazendo o pessoal rdta adorando. Vendo a 35,00.

    Fiquei triste hoje, pois só fazer s entrega de uma bolsa, a pessoa achou caro.
    Achou que junto ia o porta garrafa e talher.

    Poxa!!! Que realidade rdta pessoa vive.

    Por favor quem puder me passar por qto que vende.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pé de Manga eu vendo esse modelo a 65,0 sem utensilios

      Excluir