terça-feira, 19 de maio de 2015

Passo a passo : Necessarie Térmica




Materiais:
  • tecido tricoline motivo cupcakes (código 277231 cor 1122 da Círculo)
  • manta estruturada R1
  • espuma térmica etaflon (laminado) de 2 mm
  • plástico cristal
  • zíper de 30 cm na cor pink
  • viés de algodão de 35 mm
  • cola temporária para patchwork
  • linha de costura na cor azul e pink
  • máquina de costura
  • tesoura
  • régua de patchwork
  • alfinetes para patchwork
  • caneta, lápis ou giz de alfaiate


Instruções para fazer:

Com o auxilio da régua para patchwork, riscar e cortar o tecido, a manta R1, manta térmica e plástico cristal na medida de 40,0 x 27,0 cm.
Utilizando a cola temporária, colar a manta estruturada R1 atrás da manta térmica (parte sem o laminado). Com o auxilio de alfinetes posicionar o tecido tricoline sobre a parte da manta estruturada R1 e o plástico cristal sobre a manta térmica (parte laminada). Costurar a volta toda a máquina com ponto zigue-zague.
Abrir o viés pink e costurar do lado de dentro (em cima da manta térmica em um dos lados mais estreitos (de 27,0 cm). Depois virar o viés dobrando do lado do tecido e do lado laminado posicionar o zíper de 30 cm. Para facilitar fixe com alfinete. Depois costure o viés pink a máquina fixando assim uma das partes do zíper.
Fazer o mesmo procedimento na outra parte de 27,0 cm, costurando o viés pink no avesso na manta térmica. Depois virar o viés do lado do tecido e do lado laminado posicionar a outra parte do zíper. Para facilitar fixe com alfinete. Depois costure o viés pink a máquina fixando assim o zíper.
Virar do lado laminado (de dentro) e para fazer o fechamento da necessaire (lados ainda abertos) posicionar o viés pink aberto e costurar a máquina. Dobrar o viés e depois costurar a máquina novamente fechando assim a necessaire e já fazendo o acabamento com o viés.
Ainda do lado de dentro, dobrar o fundo da necessaire no sentido do comprimento e nas pontas com ajuda da régua de patchwork deixar uma distância de 3 cm e marca com caneta ou giz de alfaiate. Fazer isso nas 2 pontas. Nestas pontas e em cima da marca feita com caneta, abrir o viés e posicionar a dobra do viés bem em cima da marca. Costurar a máquina bem em cima. Cortar o excesso que sobrou (tecido,mantas e plástico). Dobrar o viés e costurar novamente dando assim acabamento. Fazer isso nas duas pontas. Esta é a chamada costura “ caixa de leite”.
Virar a necessaire do lado direito (tecido para fora).
Peça finalizada.

3 comentários:

  1. Boa noite. Obrigada pelo Pap, como sempre maravilhoso e muito bem explicado, já fiz a minha, ficou linda e de quebra arrisquei-me no zípper por metro e ainda coloquei logo dois cursores. Muito obrigada e continue nos ajudando e que Deus lhe dê muita paz e saúde.
    Vera Santana.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Adorei as dicas, mas como sou iniciante ainda tenho algumas dúvidas! Qual máquina de costura você utilizou?? Estou querendo adquirir uma dessas caseiras, mas são tantas opções que fico em dúvida..

    Muito agradecida! =D

    ResponderExcluir
  3. Oi querida. Olha eu enxerida kkk tenho uma singer facilita 2868 que tem também alguns pontos decorativos te digo.. Se joga que e uma maravilha e segundo minha tia uma maquina para a vida toda. Nunca fiquei na mão com ela... E muito boa mesmo eu pesquisei muuuito antes de adquirir... Espero ter ajudado. Bjus

    ResponderExcluir