domingo, 8 de maio de 2011

Comparando técnicas de artesanato


Olá, para quem conhece minha história, comecei no artesanato com a técnica de meia de seda em 2002. A mais ou menos uns dois anos atrás, curiosa como sou, comecei a incrementar e combinar a meia de seda com outros tipos de materiais e acabei tomando gosto por outros tipos de técnicas como o artesanato em feltro e o patchwork. Por isso hoje resolvi dar uma paradinha e escrever meu ponto de vista sobre estas 3 técnicas:

Meia de Seda:
  1. técnica fácil de aprender, porém quase não são lançadas revistas ou outros tipos de publicações;
  2. há poucos lugares que oferecem aulas;
  3. rápida de se produzir,
  4. material barato, mas relativamente dificíl de se encontrar dependendo da região (cidade);
  5. pouco valorizada pelas pessoas que compram;
  6. algumas peças tem grande procura, como borboletas para decoração;
  7. relativamente fácil de combinar com outras técnicas;
  8. apesar de delicado, as peças tem grande durabilidade.
Feltro:
  1. técnica fácil de aprender, com bastante material publicado (revistas nacionais e importadas, passos a passos na internet);
  2. lugares que dão aula (como aprendi tudo por revista, não tenho como opinar);
  3. demorado para produzir (a maior partes das peças tem que ser costuradas a mão, principalmente as pequenas);
  4. material barato e fácil de encontrar;
  5. tenho sentido que há bastante procura por peças produzidas em feltro, até por se poder produzir peças utilitárias;
  6. como acho que dá trabalho e o material é barato, em geral as pessoas não querem pagar o preço justo;
  7. relativamente fácil de combinar com outras técnicas;
  8. as peças tem grande durabilidade.
Patchwork:
  1. não é uma técnica muito fácil de se aprender, apesar de ter bastante material publicado (revistas e livros nacionais e importados, passos a passos na internet);
  2. há muitos lugares que oferecem aula;
  3. material caro, tanto tecidos como acessórios, os quais a maioria é importado;
  4. artesanato bastante valorizado, as pessoas em geral reconhecem o trabalho;
  5. as peças tem grande durabilidade;
  6. em geral não combina muito com outras técnicas.
Em resumo gosto das 3 técnicas e tento combiná-las entre si, para criar peças diferenciadas. Mas acho que o principal para se trabalhar com qualquer técnica é se ter o "dom". Acredito que trabalhar com uma determinada técnica, só por que esta na "moda" é perda de tempo e dinheiro. Tendo-se o "dom" o trabalho será feito com criatividade, com amor e ficará maravilhoso. E na minha opinião é isso o maior valor de um trabalho!

2 comentários:

  1. por favor gostaria de ser direta eu tenho muito amor por artesanato mais nunca fiz nenhuma aula.faço muitas coisas com meias de seda na maioria invento,e se vejo qualquer coisa penso e logo faço .gostaria de ter uma opinião pois hoje moro em rio grande- rs e me vejo com dificuldades de vender pois vendo muito barato e acabo comprando muito caro alguns não dão valor queria dicas .meu orkut é arianaartesanatodemeiasdeseda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. nunca entrei em blog mais espero que de certo.faço alguma coisa de feutro,bijuteria , mais prefiro meias de seda principalmente flores faço muitos tipos e tamanhos.se puder responder ficarei muito agradecida e feliz tb.dedejá te agradeço.

    ResponderExcluir