segunda-feira, 16 de junho de 2014

Passo a passo : Bolsa Térmica


Materiais:

  • tecido tricoline estampado moranguinhos com chocolate
  • manta estruturada R1
  • manta térmica (laminada)
  • viés de 35mm preto
  • zíper de 80 cm na cor vermelha
  • alça para bolsa na cor vermelha - largura
  • cola temporária para patchwork
  • linha de costura na cor preta e vermelha
  • maquinha de costura
  • tesoura
  • régua de patchwork
  • alfinetes para patchwork
 
 
Instruções para fazer:

Com o auxilio da régua para patchwork, riscar e cortar o tecido tricoline estampado de moranguinhos + a manta estrutura R1 e a manta térmica nas seguintes medidas:

1 vez na medida 30,0 x 25 cm para o fundo da bolsa

1 vez na medida 80,0 x 25,0 cm, para laterais e parte da frente

1 vez na medida 50,0 x 30,0 cm para a parte de trás e tampa.

Utilizando a cola temporária, colar a manta estruturada atrás da manta térmica (parte sem o laminado) nas partes do fundo da bolsa (30,0 x 25,0 cm) e a parte de trás e tampa (50,0 x 30,0 cm). E depois com o auxilio de alfinetes prender o tecido estampado na manta estruturada. Utilizando o ponto zigue-zague da máquina de costura, costurar a volta toda destas partes.

Posicionar a manta R1 + o tecido estampado da parte das laterais e frente (80,0 x 25,0 cm) e prender com alfinetes. Com o auxilio do giz de alfaiate e régua de patchwork deixar uma distancia de 25 cm da parte mais estreita e passar um risco na vertical. Deste risco deixar uma distancia de 30 cm e passar mais um risco na vertical. Em cima destes riscos, costurar a maquina com ponto reto e linha preta. Estas costuras serão as dobras da bolsa.

Ainda com o auxilio do giz de alfaiate e régua de patchwork deixar uma distancia de 10 cm e passar um risco (no tecido todo de comprido) para limitar aonde será costurada tira de alça vermelha. Cortar 2 tiras da alça vermelha de 70 cm. Posicionar as pontas de uma das alças debaixo da tira anteriormente fixada com alfinetes, deixando uma distancia de 5,0 cm da borda lateral, depois deixar uma distancia de 9 cm e posicionar a outra ponta da alça também debaixo da tira. Fazer o mesmo procedimento com a outra alça na outra parte lateral. Prender estas alças debaixo da alça maior com o auxilio de alfinetes. Com a maquina de costura e linha vermelha, passar uma costura em cima da alça maior, fixando-a assim no tecido e na manta e por baixo dela as alças nas laterais.

Passar cola spray temporária na manta térmica de 80,0 x 25,0 cm (parte de espuma) e colar na manta estrutura de mesmo tamanho. No comprimento desta parte (80,0 x 50,0 cm costurar o viés preto no avesso na manta térmica. Depois virar e do lado laminado posicionar o zíper de 80 cm. Para facilitar fixe com alfinete. Depois costure o viés preto a máquina fixando assim uma das partes do zíper.

Costurar com ponto reto e depois zigue-zague o fundo da bolsa nesta parte (laterais + frente).

No sanduíche de 50,0 x 30,0 cm, com o auxilio da régua e do giz de alfaiate, no comprimento de 50,0 cm, medir ao meio e fazer um risco. Em cima deste risco, passar uma costura reta a máquina com linha preta. Esta será a dobra da tampa da bolsa.

Na parte que será a tampa, costurar o viés preto no avesso na manta térmica. Depois virar e do lado laminado posicionar a outra parte do zíper. Para facilitar fixe com alfinete. Depois costure o viés preto a máquina fixando assim o zíper.

Costurar o viés preto em todas as costuras aparentes, dando assim acabamento na bolsa.

Peça finalizada

Um comentário:

  1. Muito obrigada Renata , por nos ajudar ensinando essas peças tão lindas agradeço que através do seu trabalho aprendi a fazer a lancheira térmica que é um grande sucesso aqui no meu ateliê , só tenho que agradecer , agora vou tentar fazer esta linda bolsa térmica.

    ResponderExcluir