quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Passo a Passo : Porta Squizz Térmico


Materiais:
  • tecido tricoline Bússolas (código 324914 cor 1498 da Círculo)
  • tecido tricoline liso marrom
  • manta estruturada R1
  • Manta térmica Etaflon laminado de 2 mm
  • cordão de naylon bege
  • regulador de 25 mm
  • meia argola
  • cola temporária para patchwork
  • ponteira
  • zíper de 30 cm marrom
  • agulha e linha de costura marrom
  • maquina de costura
  • tesoura
  • régua de patchwork

Instruções para fazer:

Com o auxilio da régua para patchwork, riscar e cortar :

Tecido tricoline Bússolas
- medida de 28,0 x 25,0 cm - 2 vezes - (corpo porta squizz)
- medida de 2 metros x 10 cm – 1 vez – (alça)

Tecido tricoline liso marrom
- medida de 32,0 x 10,0 cm – 1 vez – (parte de cima do porta squizz)

Manta térmica e manta R1
- medida de 28,0 x 25,0 cm – 1 vez de cada – (parte interna do porta squizz)

Utilizando a cola temporária, colar a manta estruturada atrás da manta térmica (parte sem o laminado.
Com o auxilio do ferro de passar fazer 2 pequenas barras no tecido tricoline liso marrom dos lados mais estreitos e costurar a máquina estas barrinhas. Posicionar este tecido tricoline liso marron sobre a parte laminado da manta térmica (parte mais comprida que mede 28,0 cm) e costurar a máquina sendo que deve deixar um dedo de distancia da borda. Passar primeiro uma costura reta e depois fazer um ponto zigue-zague na borda, não sobre por as costuras.
Costurar toda a lateral da manta térmica Etaflon Laminado + manta r1 (do lado da manta r1) com costura reta, depois costurar com ponto zigue-zague toda a borda. Fazer o procedimento na parte de baixo.
Aperte os cantos juntos, risque com giz ou caneta a distancia de 1,5 cm do bico. Passe a costura reta e corte. Faça isso para as duas pontas. Esta é a chamada costura “ caixa de leite”.
Para o corpo do porta squizz pegar um dos tecidos anteriormente cortado na medida de 28,0 x 25,0 cm e com o auxilio da régua de patchwork fazer um risco no sentido do comprimento deixando uma distancia de 7 cm da borda. Cortar neste risco e com o auxilio do ferro de passar marcar uma pequena barra para o lado do avesso nos dois tecidos. Com o auxilio de alfinetes posicionar o zíper nestas barras, unindo assim os dois tecidos.
Costurar a máquina.
Posicionar atrás de tecido com zíper o outro tecido tricoline de Bússolas e costurar a volta toda com ponto zigue-zague. Dobrar do avesso e costure toda a lateral com costura reta, depois costure a parte de baixo.
Aperte os cantos juntos, risque com giz ou caneta a distancia de 1,5 cm do bico. Passe a costura reta e corte. Faça isso para as duas pontas. Esta é a chamada costura “ caixa de leite”.
Vire este tecido do lado certo e “vista” esta parte do tecido tricoline de Bússolas na outra parte das mantas. A parte do tecido tricoline estampado marrom ficará para fora.
Para as alças pegue o tecido de Bússolas da medida de 2 metros x 10 cm, dobre ao meio no sentido do comprimento e passe com o ferro de passar para marcar, dobre novamente as bordas para o cento e passe novamente, formando assim uma alça comprida de 2,5 cm de largura. Costure a máquina no sentido do comprimento (fazer 2 costuras retas próximos as bordas do comprimento).
Cortar 12 cm da alça, encaixar a meia argola ao meio e dobrar. Juntar as pontas e costurar a máquina. O restante que sobrou da alça (que será regulável), pegar uma das pontas, passar pelo centro do regulador, dobrar a pontinha e costurar a maquina para prender. A outra ponta passar pela meia argola e depois passar pelo regulador. Esta pronta a alça.
Dobre o tricoline liso marrom formando uma pequena barra e costure “a mão” com linha e agulha no tricoline estampado utilizando “ponto atrás”. Conforme for costurando, encaixe as alças (uma de cada lado) e costure junto.

Passe o cordão de naylon por dentro da parte do tecido estampado vermelho com a ajuda de um alfinete e encaixe nas ponteiras. Dê um nó no cordão para finalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário