quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Passo a passo : Bolsa Térmica Quadrada


BOLSA TÉRMICA QUADRADA

Materiais:
  • tecido tricoline estampado rótulos da marca Círculo
  • tecido tricoline marrom
  • manta térmica da marca Pegorari
  • viés de 35mm marron
  • ziper de 60 cm na cor marrom
  • plástico cristal de 10
  • linha de costura na cor marrom
  • máquina de costura
  • tesoura
  • régua de patchwork
  • alfinetes para patchwork

Instruções para fazer:

Com o auxilio da régua para patchwork, riscar e cortar o tecido tricoline estampado rótulos + a manta térmica e o plástico cristal nas seguintes medidas:
1 vez na medida 17,0 x 24,0 cm para o fundo da bolsa
1 vez na medida 58,0 x 17,0 cm para laterais e parte da frente
1 vez na medida 34,0 x 24,0 cm para a parte de trás e tampa.

Posicionar o tecido tricoline sobre a manta térmica e o plástico cristal em cima da manta térmica (parte laminada) formando assim um sanduíche. Prender as partes (dos 3 tamanhos diferentes) com prendedores e costurar a maquina volta toda de cada uma destas partes com ponto zigue-zague.
Com giz de alfaiate ou caneta que apaga, fazer dois riscos na parte referente a frente a laterais. O primeiro risco deverá de uma distancia de 17 cm da lateral para o meio. Depois deste ponto fazer um novo risco com distância de 24 cm, sobrando assim deste ponto até a outra lateral 17, 0 cm. Passar uma costura reta a máquina com linha marrom em cima destes riscos. Eles serão as dobras da bolsa.
Na parte da tampa fazer também risco com giz de alfaiate ou caneta que apaga, do lado que mede 24, 0 cm deixando uma distância da borda de 17,0 cm. Também passar uma costura reta a máquina com linha marrom em cima deste risco. Esta costura será a dobra da tampa.
Abrir o viés marrom e costurar do lado de dentro (em cima da manta térmica em um dos lados da parte da frente e laterais (58,0 x 17,0 cm). Depois virar e do lado laminado posicionar o zíper de 60 cm. Para facilitar fixe com alfinete. Depois costure o viés marrom a máquina fixando assim uma das partes do zíper.
Fazer o mesmo procedimento na parte que será a tampa, costurar o viés marrom no avesso na manta térmica. Depois virar e do lado laminado posicionar a outra parte do zíper. Para facilitar fixe com alfinete. Depois costure o viés marrom a máquina fixando assim o zíper.
Com linha marrom fazer a montagem e fechamento da bolsa. Começar pela parte do fundo fixando (costurando-a) na parte da frente e laterais. Depois costurar a parte da tampa nas demais partes.
Costurar o viés marrom em todas as costuras aparentes, dando assim acabamento da bolsa térmica.
Para a alça, com o auxilio da régua para patchwork cortar o tecido tricoline marrom na medida de 10,0 x 30,0 cm e manta estruturada R1 na medida de 3,0 x 28,0 cm.
Posicionar a tira de manta R1 no centro da tira de tecido. De um do lado fazer uma pequena barra e do outro lado dobrar sobre a tira de manta R1, fazendo um “sanduíche” . Alfinetar e nas pontas (onde sobrou tecido) dobrar para dentro. Costurar a máquina bem ao centro com ponto reto, zigue-zague ou decorativo.
Posicionar esta alça na tampa da bolsa térmica centralizando e deixa uma distância de 5 cm das extremidades e costura a máquina a alça na tampa dos 2 lados.

Caso deseje colocar a alça reajustável, fazer este procedimento antes da montagem da bolsa

Para a alça reajustável cortar uma tira de 10,0 x 150,0 cm do tecido tricoline marrom. Com o ferro de passar fazer uma pequena barra, depois dobrar o outro lado até o meio e dobrar a parte com barra por cima. Passar uma costura reta dos dois lado desta tira.
Cortar 12,0 cm desta tira e encaixar a meia argola ao meio. Dobrar 1 cm desta tira e costurar em uma das laterais da bolsa bem ao centro.
Para a outra parte da alça (que será regulável), pegar o restante da tira e em uma das pontas passar pela fivela e depois na meia argola da outra parte da alça e depois costurar no centro da fivela de metal. A outra ponta dobrar 1 cm e costurar a máquina na outra parte lateral da bolsa.
Peça finalizada


2 comentários:

  1. Bom dia Renata, onde vc comprou manta térmica da Pegorari???

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Renata,lindo seu trabalho super amei e super pratico de fazer com as dics que vc deixa ,parabéns,gostaria de saber para fazer uma térmica menor qual seriam as medidas?????

    ResponderExcluir